top of page

César Morais (1918-1992)

 

Please reload

Obras interpretadas:

 

Descrição:

César Augusto Ribeiro Morais nasceu em Canelas, Vila Nova de Gaia, a 3 de Janeiro de 1918 e faleceu 8 de Agosto de 1992. Aos nove anos de idade ingressou no então prestigiadíssimo Conservatório de Música do Porto, onde cursou Piano e Composição, como aluno dos Mestres Luís Costa e Lucien Lambert. Nunca obteve classificação inferior a vinte valores.

Foi Professor do Ensino Secundário e do Conservatório de Música do Porto, Mestre-Capela e Organista na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, dirigiu Orquestras e Coros, em Concertos Sinfónicos, Corais-Sinfónicos e Cerimónias Religiosas.

Autor de 49 Missas, entre as quais «Mater Admirabilis», que compôs aos 14 anos, 55 Avé-Marias, variadíssimos Cânticos Religiosos, Te Deums, «Súplica à Virgem», e muito mais, legou, também, vastíssimo conjunto de obra profana: Composições Sinfónicas e Coral-Sinfónicas, «Poema de Outono», «Mensagem», «Sinfonia de Abril», «As Bem-Aventuranças», «25 de Abril», Concertos para Piano e Orquestra, Violino e Orquestra, Clarinete e Orquestra, Sinfonias, inúmeras obras para Piano Solo, Quartetos e composições para Orquestra de Câmara.

Bastariam a Sinfonia Coral-Sinfónica «Maré-Cheia » e o Concerto para Violoncelo e Orquestra - o único da autoria de um Compositor Português - para assegurar a César Morais um lugar na História da Música Universal. A comprová-lo está o grande êxito do referido Concerto para Violoncelo e Orquestra, editado em CD, pela Companhia Discográfica «Numérica», numa excelente interpretação da Orquestra Clássica do Porto, sob a direção do Maestro Werner Stiefel, de nacionalidade alemã, e tendo como Solista, o Violoncelista Martin Ostertag, também de nacionalidade alemã. O mesmo CD é completado com a gravação de outra obra notável, a «Suite para Arcos».

 

bottom of page