
Lodovico Grossi da Viadana (1560-1627)
Obras interpretadas:
-
Magnificat – VII tom
-
Missa sine nomine
Descrição:
Nascido na Itália, foi compositor, professor e frei franciscano da Ordem dos Frades Menores Observantes. Foi a primeira figura significativa a fazer uso da técnica do baixo contínuo, uma das técnicas que definiu o fim da Renascença e o início do Barroco na música.
Apesar de pertencer à família Grossi, tomou o nome da sua cidade natal, Viadana (próximo de Parma), quando entrou para a Ordem dos Frades, por volta de 1588.
Supostamente estudou com Costanzo Porta, tornando-se maestro de coro na Catedral de Mântua em 1594. Em 1597, seguiu para Roma e, em 1602, tornou-se maestre de coro na Catedral de São Lucas, também em Mântua.
Ludovico da Viadana ocupou uma sucessão de cargos importantes em várias catedrais da Itália, inclusive Concórdia (próximo de Veneza) e Fano (na costa leste da Itália), onde foi maestro de capela de 1610 a 1612. De 1614 a 1617 ocupou uma posição na sua ordem religiosa que cobria toda a província de Bolonha (inclusive Ferrara, Mântua e Piacenza). Por volta de 1623 mudou-se para Busseto e mais tarde trabalhou no convento de Santa Andrea, em Gualtieri, próximo de Parma, onde acabou por falecer.