
Tomás Luís de Vitória (1548-1611)
Obras interpretadas:
-
Ave Maria
-
Miserere Mei Deus
-
Te Deum
-
Nunc Dimitis (Canticum Simeoonis)
Descrição:
Famoso compositor sacro espanhol que formou, com Giovanni Palestrina e Orlando di Lasso, a tríade que dominou a música do século 16.
Teve as primeiras aulas de música como coralista de catedral. Enviado a Roma (1565) por Filipe II, a fim de se preparar para o sacerdócio no Collegium Germanicum, estudou com Palestrina, a quem sucedeu na direção musical do Seminário Romano (1573). Assumiu-se (1578) assistente de São Filipe Neri e capelão na Igreja de San Girolamo della Carità. Mais tarde passou ao serviço da imperatriz Maria, viúva de Maximiliano II da Alemanha.
Entrou para o convento de las Descalzas Reales, em Madrid (1584), onde se tornou mestre de capela e organista (1594) e lá ficou até à sua morte.
Conhecem-se 21 missas e 44 motetes, além de magnificats, missas fúnebres, salmos, hinos e composições para a semana santa, como Improperia e Lamentações de Jeremias. No seu último trabalho, o réquiem em memória da imperatriz (1605), o emprego de contrastes tonais antecipa conceções harmónicas do barroco.